Gorduras Inteligentes! Fontes de Ômega 3, 6 e 9

Gorduras Inteligentes! Fontes de Ômega 3, 6 e 9

Saiba como obter o Ômega 3, 6 e 9 naturalmente na sua alimentação.

Nas últimas décadas, inúmeros estudos apontam a importância do consumo dos Ômegas 3, 6 e 9, para a saúde cardiovascular e cerebral.

Eles possuem ações antiinflamatórias, interferem na formação das células, na síntese hormonal e no sistema imunológico.

O consumo de gorduras, ácidos graxos, através de Óleos Vegetais, se orientado por profissional de nutrição pode produzir muitos benefícios ao organismo.

Como, por exemplo, a prevenção da depressão, da ansiedade e do envelhecimento precoce das células. Pesquisas recentes indicam ação do Ômega 3 inclusive contra Alzheimer.

O Ômega 3 (ácido linolênico) e o Ômega 6 (ácido linoléico) não são sintetizados pelo corpo humano, é necessário adquiri-los através de alimentos ou suplementação.

Assim como o Ômega 9, esses ácidos graxos podem ser encontrados em diversos alimentos de origem vegetal.

Alimentos:

  • Ômega 3 – encontrado em algas marinhas e em peixes, como o salmão, o atum, a sardinha, o arenque,a cavalinha, e em Óleos Vegetais
  • Ômega 6 – encontrado nos Óleos Vegetais.
  • Ômega 9 – encontrado em oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas) e em Óleos Vegetais.

Você encontrar os Ômegas 3, 6 e 9 naturalmente em Óleos Vegetais, Extra-Virgens, prensados a frio. Conheça mais:

 

  • Óleo de Semente de Uva – fontes de Ômegas 6 e 9, vitaminas C, D, E e Beta caroteno. A ação antioxidante ajuda na manutenção e regeneração do tecido cutâneo, revitalizando-o. Reduz o colesterol LDL e aumenta o colesterol HDL, previne a hipertensão e obesidade, fortalece o sistema imunológico. É um excelente aliado nas dietas para controle de peso corporal.
  • Óleo de Amendoim – tem grande concentração de Vitamina E e Ômega 9 – desempenha papel fundamental na formação de células, hormônios e enzimas do nosso organismo. E, se utilizado de forma correta, auxilia no emagrecimento.
  • Óleo de Macadâmia- tem grande quantidade de Ômega 9 – importante para reequilibrar os níveis de colesterol e reduzir a quantidade de triglicérides no sangue. O alto teor de antioxidantes auxilia o Sistema Imunológico.
  • Óleo de Chia – rico em o Ômega 3 – controla níveis de colesterol LDL e triglicérides, regula pressão arterial e auxilia a função intestinal. Muito útil, como coadjuvante, em dietas para emagrecimento.
  • Óleo de Linhaça Dourada – reconhecido como uma das mais ricas fontes de Ômegas 3, 6 e 9. Porém é o único com alta concentração de ômega 3, cerca de 57%. Possui ação preventiva do câncer  de mama e  de pulmão e estudos recentes destacam ação contra a osteoporose e no alívio de sintomas  da TPM e da menopausa. Tem efeito benéfico em pessoas diabéticas, pois contribui para a estabilização dos níveis de açúcar no sangue, além de ajudar a prevenir a obesidade.
  • Óleo de Gergelim – possui na sua composição sesamol, propriedade antioxidante que dá ao óleo uma elevada estabilidade e age contra radicais livres no organismo. Um dos melhores óleos para usar na culinária, fonte de Ômegas 6 e 9.
  • Óleo de Cártamo – planta com altos teores de óleos (cerca de 40%) em suas sementes – rico em Ômega 6 e 9 – responsáveis pela intensificação da utilização de gordura pelo corpo, facilitando o emagrecimento e a definição da musculatura.
  • Óleo de Abacate – rico em Ômega- 9. Tem em sua composição beta-sitoesterol, molécula semelhante ao colesterol, que atua na diminuição da absorção e receptação de colesterol no intestino.  Pode ser considerado um antioxidante natural, pela presença da Vitamina E. Os níveis elevados de vitamina A, auxiliam  na prevenção de problemas oftalmológicos. Pode atuar, também, como importante interventor vascular através da alteração das membranas de células cardíacas e renais. Quando adicionado a saladas ricas em licopeno e betacaroteno (tomate e cenoura, por exemplo), é potencializada a absorção dessas substâncias. Alimento importante em cardápio para emagrecimento.

 

Todos os óleos citados, podem ser  consumidos com moderação e sob orientação do profissional Nutricionista

Fonte:

Dra. Marcia Regina Del Grandi
Nutrição Clínica Funcional
CRN 8946
marciagrandi@globo.com
http://cplastica.com.br/marcia-del-grandi/
https://www.facebook.com/marcia.delgrandi.7
9.9990.6055

 

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *