Arroz. Você sabia que existem diferenças significantes entre os tipos de arroz?

Tipos de Arroz

Arroz. Você sabia que existem diferenças significantes entre os tipos de arroz?

Arroz Branco, Arroz Preto, Arroz Vermelho, Arroz Integral, há uma grande diversidade de tipos de arroz.

Vamos dar algumas dicas para você identificar qual o melhor tipo para sua dieta!

 

Arroz Integral – é o que  mais se destaca, justamente por não ter passado por refinamento e, assim, preserva sais minerais, proteínas, vitaminas e fibras – sem contar que, além de ótima fonte de energia, dá um empurrão ao emagrecimento. Isso porque a presença de fibras faz com que o esvaziamento do estômago seja mais lento e o cérebro freie a vontade de comer, ou seja, dá sensação de saciedade. Consumir arroz integral evita, em particular, o acúmulo de gordura na região abdominal.

 

Arroz Preto – concentra maior quantidade de ferro, portanto é útil para afastar a anemia. Este tipo de arroz contém 20% a mais de proteínas e 30% a mais de fibras em relação ao arroz integral. Análises do produto também apontaram o grande conteúdo de compostos fenólicos, substâncias antioxidantes, que combatem os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce, doenças crônico-degenerativas e problemas cardiovasculares.

 

Arroz Parborizado – contêm muitas vitaminas do complexo B, mesmo após seu processamento, porém sem todos os benefícios do integral. A concentração das vitaminas são importantes para afastar doenças cardiovasculares.

 

Arroz Selvagem  (ou falso arroz) – contêm menor quantidade de amido e oferece boa quantidade de fibras, vitaminas do complexo B, além de minerais como o ferro. Seu gosto é adocicado e combina bem para acompanhar assados.

 

Arroz Vermelho – a coloração vem da película que o envolve. O pigmento vermelho é rico em antocianinas – substâncias antioxidantes – importantes nas dietas de desintoxicação. O arroz vermelho é rico também em monocolina, substância que pode auxiliar na redução do nível do colesterol LDL. O extrato desse tipo de grão pode auxiliar na circulação sanguínea, na digestão e nas funções intestinais. Apresenta  três vezes mais ferro e duas vezes mais zinco que o arroz branco.

 

Arroz Polido –  também conhecido como arroz branco,  é o mais consumido no dia a dia. Não é um dos mais nutritivos, pois ao passar pelo processo de refino perde boa parte de suas fibras e vitaminas, porém é uma boa fonte de carboidratos e proteínas. Ao escolher esse tipo, o ideal é se fazer acompanhar de feijões. Essa combinação auxilia na perda de peso.

 

Fonte:

Dra. Marcia Regina Del Grandi
Nutrição Clínica Funcional
CRN 8946
marciagrandi@globo.com
http://cplastica.com.br/marcia-del-grandi/
https://www.facebook.com/marcia.delgrandi.7
9.9990.6055

 

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *